jackeline queiroz
23/01/2024
65 visualizações
Tempo de leitura: 2 minutos

Genética x Obesidade: ela não te define

A EPIGENÉTICA é a resposta dos genes frente aos riscos e estímulos.

Genes podem ser gatilhos pro ganho de peso (obesidade), mas não são determinantes da obesidade no indivíduo. Eles sofrem influência do ambiente onde estão expostos, ou seja, do nosso estilo de vida.

Sabemos que os nutrientes ingeridos ou não e a inflamação gerada pelo estilo de vida, podem ativar ou silenciar genes. Ou seja, genes polimorfos, aqueles ligados às características de uma população, podem ser ativados e deixar essa característica bem desenvolvida se a pessoa viver em contato de risco.

Por exemplo:

Imaginem uma família de obesos.

Esse gene vai se expressar com essa mesma carateriza se o estilo de vida favorecer o desenvolvimento de obesidade: sedentarismo, alimentação muito calórica, rica em gordura saturada e carboidrato refinado e etc. Esses hábitos podem ir passando de geração em geração ou até pode ser expresso em uma família de não obesos.

A genética existe, mas não é determinante. Se você tem genes polimorfos (vamos chamar de “genética forte”), mas cuida dos gatilhos principais: alimentação, exercício, sono e inflamação, ou seja, o Estilo de vida, você consegue prevenir várias Doenças crônicas ligadas à sua genética (obesidade não é a única).

Essa genética também pode nos ajudar a entender o nosso biotipo, entendendo assim, qual nosso padrão estética.

Genética x obesidade: ela não te define
Abrir bate-papo
Olá 👋
Posso ajudá-lo?
Olá, gostaria de saber mais informações sobre a consulta.